Escola em Ação Indique a Jornada!

Jornada Coep Pela Cidadania
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Formiga Objetivos

Iniciativas (Propostas e Resultados)

Localidade: Todas
Escola: Todas
Etapa: Todas
Tarefa: Todas

Veja AC - Rio Branco - Escola de Ensino Médio Jornalista Armando Nogueira - Ilumine seu Futuro de Forma Sustentável
Tarefa: Tarefa 3: Consumo Sustentável e Clima
Resultado:
Projeto Ilumine o seu Futuro: Diga Não ao Desperdício de Energia Elétrica Este projeto foi criado pelo professor José Rodney de Souza Figueiredo, com o objetivo macro de reduzir o consumo de energia elétrica em comunidades populares próximas a instituição de ensino Jornalista Armando Nogueira. As ações buscam promover a mudança de atitude de alunos da rede pública de ensino médio e comunidades adjacentes, conscientizando-os quanto ao uso eficiente da energia elétrica. A importância deste projeto é por em prática a interdisciplinaridade abordando química e física e levantar questões sobre comportamento, educação, direitos e deveres enquanto cidadão, além de experimentar a metodologia que permite realizar tarefas diferentes (em grupos) dentro de um mesmo espaço físico (sala de aula). O combate ao desperdício de energia e a otimização dos investimentos em expansão e melhoria do sistema elétrico são práticas que devem ser desenvolvidos por todos. Neste sentido foi realizada uma parceria com a Distribuidora de Energia Elétrica Eletrobras Distribuição Acre com o intuito de promover integração entre a comunidade e a empresa. Além do mais a parceria vem de forma estruturante ao projeto para que o impacto causado na comunidade tenha maior representatividade e resultado.
Última atualização: 17/12/2010 19:23
Veja AL - Pariconha - Escola Municipal de Educação Básica Sabino Romariz - Saberes em ação
Tarefa: Tarefa 1: Terra, Alimentos e Clima
Proposta:
Construção de uma horta comunitária com a participação da comunidade escolar.
Última atualização: 28/11/2009 11:30
Resultado:
No dia 28 /11/2009 foi feito o plantio da horta alimenticia com a mobilização dos coordenadores onde os alunos colaboraram levando mudas e sementes para o plantio. Neste plantio houve também a colaboração do agente comunitário que nos orientou para o plantio. Antes da construção na escola foi realizada uma reunião com algumas pessoas que fazem parte dela para planejar a ação, onde foi decidido o espaço para horta, as tarefas de cada um e também a conscientização da importânciaha ser um traba das plantas no meio ambiente e a utilidade da horta para a escola e a comunidade em si. Contudo para a construção da horta, cada professor conscientizou seus alunos , onde todos ajudaram em mutirão carregando adubos, mudas e sementes para essa construção. Após essa construção foi feito um cronograma, pelo qual cada participante tiveram o seu dia para regar a horta, que para os alunos foi uma atividade bastante produtiva, tornando-os mais conhecedor do que venha ser um trabalho coletivo. Através dessa ação, também houve o envolvimento de alguns pais de alunos que contribuiram na construçâo da horta e que causou satisfaçâo para a escola, por que além de conscientizar para o trabalho coletivo, e o meio ambiente, foi útil para fazer a merenda dos alunos.
Última atualização: 28/11/2009 11:30
Veja CE - Barro - Escola de Ensino Infantil e Fundamental Antonio Severo de Lima - juntos somos capazes
Tarefa: Tarefa 1: Terra, Alimentos e Clima
Proposta:
Criar uma Orta escolar, com intuito de estimular o uso de Inseticida naturais que não danifique o meio ambiente e também promover o uso de alimentos orgânicos nas refeições escolares.
Última atualização: 21/11/2009 09:41
Veja CE - Barro - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Leite Tavares - Fazemos a Diferença!
Tarefa: Tarefa 1: Terra, Alimentos e Clima
Proposta:
A proposta inicial é que os alunos da EEFMDALT adotem uma árvore. Como assim? cada aluno será responsável por plantar, adubar e regar a sua planta e cada planta terá uma placa identificando seu dono (a). Serão passadas instruções sobre como cada ser humando pode contribuir para um mundo melhor, mais verde! As primeiras árvores serão plantadas dentro e no entorno da escola.
Última atualização: 30/11/2009 16:19
Veja CE - Carnaubal - EEFM Joaquim Bastos Gonçalves - Com-Vida
Tarefa: Tarefa 1: Terra, Alimentos e Clima
Proposta:
Criar uma horta dentro da escola um mini projeto: Descrição do Projeto: 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do Projeto: Horta Escolar. Publico Alvo: Professores e Estudantes e Comunidade. Modalidade de Ensino: Estudantes do Ensino Fundamental e Médio Regular. Duração: De Maio a Dezembro de 2009. Parceiros: Secretária de Meio Ambiente, Secretária de Agricultura e Secretária de Educação Básica do Município de Carnaubal. Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos. Produto Final: Desenvolvimento do protagonismo juvenil na escola e na comunidade em prol da melhoria do meio ambiente e do desenvolvimento de familais de estudantes de baixa renda; 2 JUSTIFICATIVA A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 afirma em seu art. 2º: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assim a escola tem a obrigação de abrir espaços aos jovens para que os mesmos possam participar da formação de políticas que concernem à juventude, estimulando-se o chamando “protagonismo juvenil”; 3. OBJETIVOS • GERAL Criar na escolas oportunidades de educação profissional complementar à educação básica, garantir os direitos da juventude, considerando gênero, raça e etnia nas mais diversas áreas: educação, ciência e tecnologia, cultura, desporto, lazer, participação política, trabalho e renda, saúde, meio ambiente, terra, agricultura familiar, entre outras, levando-se em conta a transversalidade dessas direitos de maneira articulada; • ESPECÍFICOS • Incentivar o empreendedorismo juvenil; • Criar políticas de apoio às famílias, a fim de garantir-lhes renda suficiente para manutenção do jovem na escola regular; AÇÕES META PERÍODO DE REALIZAÇÃO RECURSOS RESPONSÁVEIS Inicio Termino 1. Criação e manutenção de uma horta escolar; 1. Construir cinco canteiros; e Criação de um minhocário; Maio Maio • HUMANOS: professor, aluno, equipe escolar, comunidade. • MATERIAIS: carrinho de mão, enxada, mudas, mangueira, regadores, adulbo organico. Com- Vida e alunos e pais envolvidos no projeto, PCA e professores da Área de Ciências Humanas, professor de ciencias, Com- Vida e Monitor do Laboratório de Informática 2. Construir um viveiro de mudas de plantas medicinais, de verduras, de legumes e de plantas da fauna local – nativas; Junho Junho 3. Capacitar e desenvolver nos alunos participantes habilidades e competencias no cultivo e manejo de hortaliças e verduras Maio Dezembro 4. Envolver os pais dos alunos participantes dentro do processo do cultivo de ortaliças e verduras Junho Agosto 5. Capacitação de como montar um pequena horta familia organica Maio Dezembro
Última atualização: 15/10/2009 17:28
Veja CE - Fortaleza - Creche Escola Santo Antônio -
Tarefa: Tarefa 1: Terra, Alimentos e Clima
Proposta:
Realizar palestras com as crianças, os jovens e seus pais, sobre o tema da etapa 1, com as seguintes tarefas: 1- visitar uma horta medicinal e outra de plantas coméstiveis, para que as crianças entendam a importância de comer alimentos alimentos naturais, sem agortóxicos e seus pais também. 2. falar sobre a higiene com cuidado para não desperdiçar água ou usar agua contaminada. 3. ter cuidadio com a terra não colocando lixo na rua com o objetivo de não entupir os esgotos e também não poluir os rios e o oceano. 4. Realizar oficinas com os professores e pais, com o objetivo de melhorar o conhecimento da família de modo geral, sobre as questões da terra, clima, ár, agua e alimentos. 5. Criar horta suspensa medicinal e comestível com material reciclado, atravé de parcerias com representantes da Embrapa
Última atualização: 28/09/2009 14:30
Resultado:
Realiza areunião com professores, alunos e pais e as atividades abaixzo: 1- Visita a horta medicinal e outras de plantas comestíveis 2 - Realizado palestra sobre higiene com cuidado no desperdício de água ou água contaminada, 4 - Realizada oficinas com os professores e pais, com o objetivo de melhorar o conhecimento da família de modo geral, sobre as questões da terra, clima, ar e alimentos
Última atualização: 28/09/2009 14:30
Veja CE - Fortaleza - Creche Escola Santo Antônio -
Tarefa: Tarefa 2: Agua e Clima
Proposta:
A Escola irá realizar com as crianças e jovens trabalho relativo ao aproveitamento da água de banho e lavagem de roupas para lavagem de calçadas e outras ações que não necessitem de água limpa. Implantação de escovação dos dentes das crianças com água no copo para evitar o desperdício de água.
Última atualização: 24/05/2010 14:57
Resultado:
Foram realizadas palestras e oficinas sobre : - Ação de aproveitamento de água de banho e lavagem de roupa para lavagem de calçadas e outras ações que não necessitem de água limpa. - Escovação de dentes direto no copo para evitar o desperdício. Obs1: Escovando os dentes com a torneira aberta, você pode gastar até 25litros de água, por cada escovação. Obs2: Se tiver torneiras em casa, regule a torneira, pois você poderá estar gastando de 12 a 20litros de água por minuto, se a torneira estiver aberta. Se deixá-la pingando, poderá desperdiçar até 46 litros de água por dia. Obs3:Uma descarga, se apertada durante muito tempo, pode desperdiçar até 20 litros de água num único aperto. Para não obstruir esgotos, não jogar dejetos ou lixo no vaso sanitário. Obs4: Quando lavar a louça, deixando a torneira aberta, há desperdício de 105 litros de água a cada vez. Obs5: Não lavar a calçada, mas usar a vassoura. Obs6:Na ocasião, houve orientação sobre limpeza de esgoto, com a mensagem de não utlizar gordura e restos de alimentos para não causar obstrução de esgoto nem contamira o lençol freático. Como resultado, 430 crianças e 180 pais, mães e jovens foram beneficiados com palestras e oficinas sobre as propostas acima.
Última atualização: 24/05/2010 14:57
Veja CE - Fortim - EEEP Joaquim Antônio Albano -
Tarefa: Tarefa 1: Terra, Alimentos e Clima
Proposta:
Plantio de árvores no entorno da escola. Feira de Ciências, Arte, Cultura e Esporte - Tema: Por uma cidadania engajada e responsável na construção de uma sociedade pacífica, justa e digna para todos. Projeto - A saúde através dos alimentos. Obs: A Carta da Terra, a Agenda 21 são documentos que estão em evidência nos trabalhos de pesquisa dos alunos. (Feira de Ciências).
Última atualização: 02/10/2009 10:28
Veja CE - Ipu - EEFM Dona Thereza Odette - T.O em Ação
Tarefa: Tarefa 1: Terra, Alimentos e Clima
Proposta:
Por a comunidade ser situada ao sopé da Serra da Ibiapaba e, consequentemente a economia voltada para a agricultura sentiu-se a necessidade da conscientização da boa alimentação:alimentos orgânicos x alimentos com agrotóxicos, bem como conhecer e saber utilizar a Terra e o Clima de acordo com o tipo de plantio que lhes são favoráveis. Serão realizadas pesquisas de campo para identificarmos as deficiências da má utilização do uso de agrotóxicos como os destinos das embalagens ora utilizadas pelos agricultores e como também o manejo do solo, se há desmatamnetos em áres de declives e em áres das nascentes de manaciais.
Última atualização: 26/09/2009 10:12
Veja CE - Mauriti - Escola de Ensino Fundamental Firmino Araruna de Sousa - Limpa Anauá
Tarefa: Tarefa 1: Terra, Alimentos e Clima
Proposta:
Fazer uma horta na comunidade, e um jardim na escola. com alunos , pais e professores.
Última atualização: 18/11/2009 10:03
Resultado:
Foi feita uma horta na comunidade, e um jardim na escola, com ajuda dos alunos , pais e professores, o trabalho executado teve um ótimo rendimento para as crianças e vantagens para a comunidade.
Última atualização: 18/11/2009 10:03
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