Escola em Ação Indique a Jornada!

Jornada Coep Pela Cidadania
linha divisória
Formiga Objetivos

Iniciativas (Propostas e Resultados)


Veja RS - Pelotas - Escola de Ensino Fundamental Castro Alves - Castro Alves
Tarefa: Tarefa 2: Agua e Clima
Proposta:
1. O que investigamos? Como ocorre a limpeza da água 2. Como procedemos? Recortamos uma garrafa de 2 litros, furamos a tampa, colocamos algodão, areia e pedra. Colocamos água suja e ela saiu limpa. 3. O que concluímos? Que o experimento funcionou como ocorre na natureza, onde a areia e a pedra são filtros naturais. Por isso nas nascentes de água podemos tomar a água limpa, por que funciona como um filtro natural. 1. O que investigamos? A mudança de cor das petas das flores, em virtude das plantas apresentarem vasos condutores de seiva, que saem da raiz e levam substâncias , como a água até as outras partes do vegetal. 2. Como procedemos? Utilizamos uma flor de haste clara, um copo de água e anelina. Essa substância misturada na água dá uma coloração diferente, portanto quando absorvida pela raiz vai até as pétalas da flor através do vaso condutor chamado de xilema (seiva bruta) dá uma coloração diferente, explicando que a planta possui estes vasos condutores (xilema e floema) para que facilite a absorção de nutrientes do solo. 3. O que concluímos? Que os vasos condutores de seiva bruta e seiva elaborada auxiliam as plantas nos processos de fotossíntese e nutrição. E que sem essas estruturas seria impossível a planta realizar processos fundamentais como respiração, pois a glicose produzida na fotossíntese é utilizada nesse processo. Estes experimentos fizeram parte da feira de ciências apresentados no dia 23 de outubro de 2010
Última atualização: 28/12/2010 19:58
Resultado:
Escola de Ensino Fundamental Castro Alves MOSTRA CULTURAL Sala de Informática- Profº Rafael Projetos de Leitura, Meio Ambiente e Ecologia Disciplinas: CIÊNCIAS,LÍNGUA PORTUGUESA,ENSINO RELIGIOSO e REDAÇÃO Professores: Adriana, Caren, Patricia , Marilei e Augusto Turma: 5ª a 8ª 10/07/2010 RESUMO DA ATIVIDADE No dia 06 de julho de 2010 os alunos da 7ª série da Escola Castro Alves, concluíram o trabalho sobre DROGAS, que faz parte do projeto de leitura - Li gostei. Leia você também. Após a leitura do livro foram apresentadas maquetes sobre o assunto do mesmo, elaboradas pelos alunos. Além dessa atividade os alunos assistiram uma palestra com representantes da CAEX – Casa do Amor Exigente, com conceitos científicos trabalhados durante o bimestre no componente curricular de Ciências. Essa atividade foi incluída no fechamento do projeto sobre Meio Ambiente e Ecologia realizado pelas professoras Adriana Maciel Arruda e Caren Vighi no decorrer do primeiro semestre do ano letivo. A proposta do trabalho com a turma obteve as seguintes etapas: 1 – Leitura do livro proposto no projeto de leitura – assunto DROGAS; 2 - Palestra educativa na semana do meio ambiente sobre DROGAS E A REABILITAÇÃO – ministrada pela CAEX em 11.06.2010; 3 – Leitura e resumos dos conceitos científicos trabalhados em aula no componente curricular, envolvendo a descrição de cada droga e seu efeito no corpo humano; 4 – Pesquisa realizada na aula de informática/ ciências sobre o assunto, casos e drogas mais usadas; 5 – Organização dos grupos para a realização das maquetes; 6 – Apresentação das maquetes. Observações destacadas pelos grupos durante a apresentação: • As drogas mudam a vida das pessoas que as utilizam; • As pessoas perdem seus bens morais e materiais; • Os usuários se excluem da sociedade e perdem a auto-estima e a própria família; • As famílias auxiliam e por vezes não obtêm resultados positivos, pois o usuário precisa querer mudar; • O centro de reabilitação da CAEX proporciona a pessoa que utiliza a droga e quer deixar o vício, uma oportunidade de estruturação moral e psíquica conforme podemos assistir nos vídeos passados na palestra; • O álcool e o cigarro também são drogas e precisam ser trabalhadas como tal; • Os pontos de drogas, em locais onde a sociedade não pode mais utilizar, pois estão sendo devastado pelo tráfico; • As opções descritas no livro do projeto dão dois caminhos a seguir o claro e o escuro, podendo o ser humano optar por qual caminho deve seguir, segundo seus princípios morais. Após apresentação foram questionados pela professora nos seguintes aspectos: - O que aprendi com o trabalho? Respostas: * Marlon Jr. – Eu aprendi que DROGAS é ruim e que qualquer pessoa independente da classe social pode ser USUÁRIO. * Renan – Em qualquer classe é utilizado a DROGA. * Jonas – Cada dia a população têm que ficar mais consciente e atentas ao assunto e as palestras auxiliam nisso, informando as pessoas. * Thamires - O próprio indivpiduo têm que ficar mais consciente e atenta ao assunto e as palestras auxiliam nisso, informando as pessoas. * Natália - O acesso as drogas é cada vez mais fácil, por isso existe tantas drogas novas na sociedade. * João Antônio - Os traficantes já têm estratégias e com isso enganam os policiais. * Ana Carolina - Os pais usuários insentivam os filhos a usar drogas. * Hanelore - Existem pais que fazem de tudo para os filhos sairem das drogas e mesmo assim eles continuam usando, cada caso é um caso. - O que posso fazer a respeito do assunto – Drogas? Respostas: * Hanelore - Campanhas de conscientização. * Jonas - Palestras educativas. * Ana Carolina - Cuidar as companhias. * Vitor - Mostrar as consequências. * Jennifer - Admitir que está usando e não se excluir da sociedade. * Conclusão Com essas atividades, destacamos a importância de abrirmos espaços para que os jovens possam manifestar sua opinião diante de assuntos tão polêmicos como esses e também salientarmos a importância do projeto de leitura e do meio ambiente abrindo espaços para palestras ilustrativas e debates edificantes. Ficamos extremamente satisfeitos com os projetos, pois os alunos, como já era o esperado, surpreenderam-nos com respostas muito positivas em relação a esse trabalho. Meus agradecimentos sinceros a todos os colaboradores dos dois projetos. Professora: Adriana Maciel Arruda ( Ciências)
Última atualização: 10/07/2010 13:25
 
Apoio
Apoio