Escola em Ação Indique a Jornada!

Jornada Coep Pela Cidadania
linha divisória
Formiga Objetivos

Iniciativas (Propostas e Resultados)


Veja RS - Porto Alegre - E Estadual Ens Fund Estado do Rio Grande do Sul - Gaúchos em ação!
Tarefa: Tarefa 3: Consumo Sustentável e Clima
Proposta:
Com o tema - garrafas PET e a reciclagem iremos trabalhar com os alunos a confecção de materiais a partir da reciclagem de embalagens plásticas, a história das embalagens e em especial a embalagem plástica nos diferentes tipos de plásticos, com a confecção de brinquedos com PETs abordaremos a história do Brasil colonial e os brinquedos antigos, estudo dos rótulos das principais bebidas consumidas pelos alunos e trabalhos de orientação sobre cidadania e civilidade com relação ao consumo sustentável de produtos embalados em plástico e descarte consciente dós resíduos.
Última atualização: 05/10/2010 21:18
Resultado:
Nos meses de agosto e setembro, os(as) professores(as) realizaram atividades junto aos alunos do ensino fundamental - séries finais - com o intuito de repassar aos alunos o ato de aprender a reciclar em sues cotidianos mensurando os danos da poluição e destruição dos recursos naturais, mostrando o disperdício na exploração e consumo do plástico. Nas diferentes disciplinas a abordagem do tema PET (embalagens plásticas) levou os alunos a reconhecer os diferentes tipos de materiais recicláveis, confeccionar trabalhos tanto em artes (porta-treco, porta-lápis) quanto em educação física (aplicação em materiais de uso na disciplina como os alteres e seus diferentes pesos/ ações cobre o corpo humano), através da matemática a compreensão dos pesos e medidas informados em rótulos das embalagens, na história foram abordados os tempos X descobertas tecnológicas (descoberta do plástico, usos dados ao plástico) e a nova proposta dereciclagem bem como a interação com as crianças com seus brinquedos antigos e modernos com relação a confecção dos mesmos, através da geografia foram abordados temas de preservação dos ambientes naturais ficando as ciências físicas e biológicas responsável pelo estudo dos rótulos e artefatos possíveis de serem feitos para uso em experimentos para problemáticas atuais como artefato para verificação de focos do mosquito transmissor da Dengue e mini-estufa. Através da UFRGS, na semana Farroupilha, adicionamos a visita ao piquete desta instituição junto ao Parque Harmonia para desenvolvimento de oficinas de reciclagem abordando temas científicos próprios para as 7ª e oitavas séries (Você como o quê? - Tipos de alimentos e seus resíduos - quantificação e caracterização dos resíduos possíveis de reciclagem observados após a verificação dos alimentos ingeridos por um aluno ao longo do dia; construção de máquina fotográfica com latas - o que é o material dito lata, o que se entende por fotografia e como este processo de fixação de uma imagem em papel específico acontece). Na última semana se setembro realizamos visita ao Jardim Botânico realizando trilha ecológica, visita ao espaço do museu zoobotânico e ao serpentário onde os alunos puderam receber informações dos funcionários destes espaços sobre evolução, biodiversidade, diferentes ecossistemas brasileiros e cuidados com as diferentes espécies mesmo que algumas representem perigo por sua toxicidade como são as cobras venenosas mantidas vivas em espaço reservado, em condições adequadas para sua sobrevivência e sem rescos para a população em geral que lá está em visita sob orientação de instrutores. Por parte da desciplina de ensino religioso a abordagem, através de textos, do entendimento de cidadania e civilidade compuseram a formação dos alunos enquanto indivíduos parte da sociedade humana desde seu menor núcleo - família - até o maior núcleo - humanidade - no planeta Terra. Assim, nos próximos dias estarei cadastrando os projetos já realizados, fotos e futuras ações para esta terceira etapa na certeza que estamos progredindo! Estamos construíndo nosso saber!Gostaria de acrescentar a estes resultados obtidos, que contamos com a colaboração dos alunos universitários que desenvolveram estágio em nossa escola a grande colaboração que nos deram , ao compor trabalho de gincana em ciências sobre animais peçonhentos e evolução que culminou em atividade de campo no Jardim Botânico - Itiana, Josiele, Bárbara e Felipe , estudantes de graduação em biologia/IPA-RS - quando as redes se formam (escola/comunidade/universidade/) sempre saímos mas fortalecidos em nossas ações! Ao término de mais esta jornada - o módulo 3 - a Escola e seus alunos representado pelas oitavas séries editaram um jornal. A escola ter um jornal é sempre motivo de orgulho pois a comunicação passa a ser mais um veículo de integração comunidade escolar com a comunidade em que ela está inserida, é fonte de propagação de informações e manifestação de nossas propostas e resultados, parâmetro para buscarmos novos desafios, meio de integração entre os muitos alunos de nossa escola nos diferentes turnos e percepções dos indivíduos em suas realidades de vida. O Ano termina, a jornada aravés da COEP com o término do módulo 3 se cumpre mas não temos como retroceder - as propostas continuam a se somar e para o ano que vem já montamos nosso "Mural da Natureza" com o objetivo de mater a informação/postando recados/curiosidades com oobjetivo de fazer o aluno participar da construção do seu conehcimento como ser crítico e auto-crítico na composição de sua cidadania e como membro social. Materemos as propostas já em prática pois elas já fazem parte do nosso cotidiano atualizando-as, melhorando-as através do olhar questionador de nossos alunos, colegas e comunidade buscando capacitarmos nossos cidadãos e/ou futuros cidadãos de nossa sociedade. Coloco ainda que para melhor atuarmos em nossa comunidade escolar, uma equipe de professores cadastrou-se e foram selecionados para junto ao SENAD ( o qual faço parte) realizarem formação continuada para professores no curso "Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas" que ao término terá como objetivo maior a composição e validação de projeto de prevenção ao uso de drogas em nossa escola e comunidade escolar.
Última atualização: 26/12/2010 23:46
 
Apoio
Apoio