Escola em Ação Indique a Jornada!

Jornada Coep Pela Cidadania
linha divisória
Formiga Objetivos

Como participar do Projeto Escola em Ação

A Escola deverá se cadastrar no site do Projeto Escola em Ação www.escolaemacao.org.br por um representante indicado pela Instituição, o qual será um dos coordenadores e o responsável pela Jornada na Escola. Antes de inscrever sua Escola o representante fará seu próprio cadastro, informando seu nome e e-mail. Ao se cadastrar o representante assume o compromisso de efetivamente representar a Escola no Projeto e será automaticamente integrado à Rede Mobilizadores – www.mobilizadores.org.br.

O representante da Escola poderá cadastrar outro(s) coordenador(es) do Projeto Escola em Ação que irá(ão) ajudá-lo a viabilizar a realização das iniciativas. Tendo em vista a importância do coordenador para o sucesso do Projeto, consideramos oportuno que sua escolha leve em conta o envolvimento da pessoa com o assunto, seu espírito de liderança, a disponibilidade para se comprometer com a função que consiste na mobilização do grupo, coordenação das iniciativas e registro dos resultados das ações no site do Projeto.

Toda a comunicação referente ao Projeto: inclusão de propostas de iniciativas, inclusão de resultados, envio de e-mail para a coordenação do site etc, será realizada por meio da internet, pelo(s) coordenador(es) cadastrados.

Ciclos

O Projeto Escola em Ação se desenvolve em ciclos. A cada ciclo são realizadas, pelas escolas participantes, tarefas tendo como referência questões relativas ao “Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza”. No 1º ciclo, de 2009 a 2010, as tarefas consistem na realização de atividades que abordem temas como “Terra, Alimentos e Clima” e “Água e Clima”.

O representante da Escola no Projeto deve se reunir com o(s) coordenador(es) para definirem, em conjunto, as estratégias de mobilização da comunidade Escolar, as linhas de ação a serem desenvolvidas na realização das tarefas e os participantes da comunidade Escolar que serão envolvidos nas atividades, como por exemplo:

- alunos de diferentes turmas atuando coletivamente
- alunos separados por turma ou por série
- alunos, professores e funcionários
- alunos e suas famílias

A partir das linhas de ação definidas, caberá ao(s) coordenador(es) promover discussões, levantar sugestões e, em conjunto, com os demais participantes definir quais ações consideram mais motivadoras e preferem realizar.

 Obs.: O COEP Nacional disponibilizará no site um material de apoio com sugestões de iniciativas para as tarefas, texto sobre o tema e indicação de fontes para um aprofundamento sobre o assunto.

- Local de realização
As tarefas poderão ser realizadas na própria Escola, em alguma comunidade próxima ou em outros locais (ex: creches, asilos, etc.)

- Registro
À medida que as ações forem sendo implementadas ao longo do Projeto, caberá ao(s) coordenador(es) registrar os resultados no site www.escolaemacao.org.br , informando o número de participantes envolvidos na iniciativa, seu caráter inovador, momentos mais emocionantes e outros dados que considerar(em) significativos.

- Divulgação
A fim de dar visibilidade às Escolas participantes, cada Escola terá uma página exclusiva no site do Projeto Escola em Ação, onde serão automaticamente incluídos pelo sistema, os resultados das ações cadastrados no site e onde a Escola poderá divulgar outras informações, fotos, textos, vídeos, etc.
A proposta é que esta divulgação possibilite a interação entre os participantes e entre as Escolas, fortalecendo o processo de mobilização.

 
Apoio
Apoio