Escola em Ação Indique a Jornada!

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10 Passos para participar do Projeto Escola em Ação

A seguir elaboramos um passo a passo para indicar os procedimentos necessários para a participação de uma escola no Projeto, desde a sua mobilização (decisão de participar) passando pelo cadastro no site (inscrição da escola) até o registro das iniciativas e participação no Prêmio Escola em Ação.

A fim de facilitar esse processo criamos uma escola (fictícia) de referência que servirá como ilustração de como as escolas devem proceder ao longo do Projeto.

Dados da Escola de Referência:

  • Nome: Escola COEP
  • Endereço: Rua Real Grandeza nº 219 bloco O
  • Botafogo – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22283-900
  • Tel: 2528-4377
  • Site: www.coepbrasil.org.br
  • Diretora: Amélia Medeiros
  • E-mail: amelia@coepbrasil.org.br
  • Representante indicada pela diretora: Fernanda Collart Villa
  • Coordenadoras:
    - Sarita Berson – sarita@coepbrasil.org.br
    - Leila Vogel – leila@coepbrasil.org.br
  • Número de alunos: 405

1 – MOBILIZANDO A ESCOLA PARA PARTICIPAR

Você que conheceu o Projeto Escola em Ação, gostou da iniciativa e quer mobilizar sua escola, a escola do seu filho ou alguma outra, para participar, encaminhe para o(a) diretor(a) da escola, alguns dos seguintes materiais disponíveis no site:

  • Carta-sugestão para diretores das escolas
  • O que é
  • Objetivos
  • Como participar
  • Regulamento

O Projeto Escola em Ação é uma ótima oportunidade para fortalecer o compromisso das escolas com a construção de uma sociedade mais justa e democrática e incentivar a comunidade escolar a formação de cidadãos cada vez mais participativos e conscientes de seus direitos e deveres e protagonistas da construção de seu futuro.

Participando do Projeto Escola em Ação, a escola estará ainda envolvendo seus alunos em ações concretas voltadas para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das localidades onde vivem e estimulando o pensamento crítico e inovador dos jovens, educando para a participação na sociedade e atuação ética em assuntos como desenvolvimento, consumo consciente, diversidade, meio ambiente, solidariedade etc.

2 – ESCOLHA DE UM REPRESENTANTE

Após a decisão de participar do Projeto Escola em Ação, o primeiro passo que a direção da escola deve dar é definir quem será o seu representante no Projeto. Esse representante será o contato da Escola com a gerência do site e quem irá coordenar as ações realizadas por ela no âmbito do Projeto.

O representante poderá eleger outros coordenadores para ajudá-lo. Eles terão o mesmo papel do representante e poderão, assim como ele, cadastrar dados/informações da escola no Projeto, inserir propostas de ações a serem realizadas pela escola e cadastrar resultados dessas ações, no site.

3 – INSCRIÇÃO DA ESCOLA

Definido o representante, este deverá acessar o site www.escolaemacao.org.br e clicar em “Inscrição” (imagem 1). Aparecerá o regulamento do Projeto Escola em Ação para leitura e um botão onde ele confirmará que aceita os itens do regulamento.

A seguir virá uma tela solicitando cadastramento de e-mail e senha. (imagem 2). Salvando estas primeiras informações aparecerá um pequeno cadastro que deverá ser preenchido com os dados do representante da escola (imagem 3). Após salvar os dados, uma mensagem confirmará que o cadastrado foi realizado com sucesso e aparecerá um botão para cadastrar a escola (imagem 4).

A etapa seguinte, então, é preencher os dados da escola. (imagem 5 e imagem 6)

As principais informações disponibilizadas no cadastro da escola irão aparecer em uma página exclusiva da instituição (imagem 7), dentro do site. Por isso é muito importante que ele seja preenchido com cautela e que as informações registradas sejam corretas e atrativas.

No final do cadastro o representante poderá inserir os nomes e e-mails dos coordenadores que irão ajudá-lo. (imagem 8) O sistema enviará uma mensagem automática, para cada coordenador, com um link onde eles poderão acessar o site e preencher seu cadastro clicando em "Inscrição". Após completarem sua inscrição os coordenadores passarão a ter acesso a todas as ferramentas de gerência que permitem incluir e alterar conteúdos na página da escola.

O representante poderá, a qualquer momento, incluir e/ou excluir um coordenador. Basta acessar o link “Minha escola” e clicar em “cadastrar coordenador”. (imagem 9)

4 – CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Após a inscrição da escola, o representante já terá acesso a uma página exclusiva dessa instituição, com os principais dados, que ele inseriu, sobre ela.

Essa página não estará, no entanto, disponível ainda para o acesso de outros usuários. Aparecerá apenas para o representante da escola, com uma mensagem: aguardando confirmação de inscrição. (imagem 10)

Somente após a confirmação das informações cadastradas, pela gerência do Projeto Escola em Ação, é que, a página da escola poderá ser visualizada por todos.

Caso as informações sejam confirmadas, a escola receberá um e-mail dizendo que sua Inscrição foi efetivada com sucesso e então ela estará participando efetivamente da Projeto.

5 – INCLUINDO CONTEÚDO NA PÁGINA DA ESCOLA NA INTERNET

Após a confirmação da inscrição da escola no Projeto Escola em Ação, todos poderão ter acesso a página da escola, no site www.escolaemacao.org.br. É só fazer uma busca no campo “O que está acontecendo” da página principal. (imagem 11 e imagem 12).

Na página da escola, as pessoas encontrarão uma breve descrição da instituição, informações do que a escola está propondo fazer como tarefa do Projeto, os resultados das ações realizadas e ainda fotos, vídeos, textos e links cadastrados pela escola. Nesta página é possível também localizar a escola no mapa da sua região.(imagem 13)

Quem alimentará essa página são os coordenadores. Somente eles poderão inserir conteúdo na página da escola. Depois de logados, os coordenadores terão acesso a ferramentas simples para inclusão de fotos, vídeos, textos e links, alteração dos dados da escola, inclusão de propostas e resultados das tarefas do Projeto (imagem 14) e um local onde poderão deixar recados/mensagens – o mural da escola. As mensagens postadas nesse local também serão divulgadas no mural da página principal site.

6 – MOBILIZANDO A COMUNIDADE ESCOLAR PARA PARTICIPAR DO PROJETO ESCOLA EM AÇÃO

Agora que a escola já está inscrita no Projeto, cabe ao representante, junto com os coordenadores mobilizarem a comunidade escolar para participar no Projeto.

Primeiro eles devem entrar no site e ler as tarefas relativas ao ciclo em vigência, do Projeto Escola em Ação. (imagem 15). A partir da orientação dada nas tarefas, os coordenadores levantarão algumas idéias de participação e definirão quais estratégias de mobilização da comunidade escolar irão utilizar, quais as linhas de ação irão desenvolver e quais as pessoas da comunidade escolar serão envolvidas nas atividades (alunos de diferentes séries, famílias, funcionários, etc.).

Para facilitar o trabalho dos coordenadores, o COEP desenvolveu a Cartilha “Meio ambiente, mudanças climáticas e pobreza”. Nessa publicação a escola encontrará elementos para a participação no Projeto, incentivando a reflexão, a mobilização social e a participação cidadã. Além disso, para cada tarefa do Projeto, a cartilha apresenta sugestões de atividades, bem como informações adicionais e indicação de fontes sobre o assunto, que poderão ajudar no planejamento das ações a serem realizadas.

A partir das linhas de ação definidas, terá início o processo de mobilização da comunidade escolar. Os coordenadores promoverão discussões, levantarão sugestões e, em conjunto, com os demais participantes definirão quais ações consideram mais motivadoras e preferem realizar.

7 –REGISTRANDO A PROPOSTA

Estando as ações definidas, um dos coordenadores irá registrar no site, a Proposta de ação, ou seja, tudo o que a escola pretende fazer com relação a àquelas tarefas. (imagem 16) A proposta é apenas uma idéia do que poderá ser feito. O que valerá de fato na avaliação e na premiação será o resultado das ações. Porém a importância de cadastrar a proposta é que a escola estará contribuindo para a construção de um acervo de idéias que o COEP está formando. Além disso, é uma forma de divulgar as atividades que a escola pretende realizar.

8 – ACOMPANHANDO AS AÇÕES DAS OUTRAS ESCOLAS

Paralelamente a elaboração pela escola, das ações planejadas, os coordenadores poderão ainda consultar o que outras escolas de todo o Brasil estão fazendo. Na seção “O que está acontecendo”, qualquer pessoa pode pesquisar quais as escolas participantes, por estado e município e que iniciativas estão sendo propostas e realizadas em cada escola. (imagem 17). Por meio dessa ferramenta os coordenadores podem ter novas idéias para suas ações e conhecer o que escolas do Brasil inteiro estão fazendo, além de divulgar suas ações e idéias.

9 – REGISTRANDO OS RESULTADOS

Tendo registrado sua proposta, a escola já poderá começar a realizar as atividades planejadas, envolvendo os diferentes públicos selecionados. À medida que a comunidade escolar for realizando as ações, os coordenadores já poderão ir registrando seus resultados, no site. (imagem 18)

É importante lembrar que existe apenas um campo para o preenchimento dos resultados relativos a cada tarefa. Logo, sempre que for cadastrar um resultado de uma nova ação realizada dentro uma determinada tarefa, é preciso abrir o mesmo campo e atualizar as informações existentes, alterando/complementando resultados anteriores e/ou adicionando informações das novas ações.

Para ajudar na avaliação das ações é importante colocar data e local de cada ação e explicá-la detalhadamente (melhores momentos, quem participou, aspecto inovador, etc.).

O resultado cadastrado poderá ser acompanhado na Página da Escola em “A Jornada nesta Escola” (imagem 19 e imagem 20).

10 – PARTICIPANDO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DA ESCOLA DE DESTAQUE – PRÊMIO ESCOLA EM AÇÃO

No final de cada ciclo do Projeto, as escolas participantes irão votar, por meio do site www.escolaemacao.org.br, naquela que mais se destacou do seu estado. A mais votada de cada estado, ganhará o Prêmio Escola em Ação Estadual.

Na avaliação das iniciativas deverão ser considerados, entre outros critérios, a relevância social e comunitária, o caráter inovador, o envolvimento do público-alvo e a participação dos membros da comunidade Escolar.

Os estados que tiverem menos de três escolas com resultados de iniciativas cadastrados no site, não participarão do Prêmio.

Para ganhar o Prêmio é preciso participar do processo de seleção. A participação é fundamental, em todos os momentos do Projeto.

O processo de seleção tem como princípio pedagógico começar a trabalhar com os alunos que as escolhas são feitas por mérito e não por conhecimento ou privilégios.

Ele não deve ser tratado como um processo competitivo, mas como uma forma de incentivar o debate de idéias e valores.

 
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