Escola em Ação Indique a Jornada!

Jornada Coep Pela Cidadania
linha divisória
Formiga Objetivos

O que é

O Projeto Escola em Ação é um processo de mobilização social envolvendo centenas de ações desenvolvidas por alunos de escolas de todo o país. Tem como principal objetivo fortalecer a educação para a cidadania promovendo a sensibilização, a reflexão e a mobilização para um compromisso efetivo com a defesa dos direitos básicos para todos e com a melhoria do bem-estar coletivo.

No biênio 2009/2010, o tema utilizado como fio condutor para todas as iniciativas do COEP, incluindo o Projeto Escola em Ação é “Meio ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza”. A escolha é resultado do reconhecimento da importância da questão climática, motivo de preocupação tanto em âmbito internacional como nacional. Trata-se de um tema que já vem sendo amplamente debatido nos meios de comunicação, nas escolas e na sociedade em geral. O COEP, que desde sua criação em 1993, tem por objetivo combater a fome e a miséria, pretende, ao propor este tema, garantir que as discussões sobre mudanças climáticas contemplem, de forma especial, a situação das populações de baixa renda que, certamente, serão as mais afetadas por eventos climáticos extremos, exigindo, de todos nós, desde já, uma atenção especial.

O Projeto Escola em Ação busca proporcionar aos alunos mais uma oportunidade de aprofundar o conhecimento e avança para uma ação efetiva relacionada a esse tema. O objetivo é fortalecer o protagonismo dos jovens como responsáveis pela construção do futuro

A proposta é que o Projeto possibilite o fortalecimento das estratégias de integração da Escola ao envolver toda a comunidade escolar em um mesmo assunto, consolidando o espírito de cooperação e o conceito de que “Juntos Fazemos Mais”.  A sugestão é que os alunos sejam incentivados a trabalharem em grupo, a se organizarem em atividades coletivas voltadas para a questão das mudanças climáticas, que podem incluir professores, funcionários e famílias, contribuindo para que as pessoas envolvidas na Jornada modifiquem no dia-a-dia seus próprios hábitos relativos ao meio ambiente.  

Propiciar aos alunos a compreensão crítica da sociedade em que vivem, a formação de hábitos de convivência mais solidária e a oportunidade de participação em atividades voltadas para o bem comum são práticas que preparam os jovens para desempenharem seu papel enquanto cidadãos.

Para viabilizar esta proposta o COEP desenvolveu uma tecnologia social inovadora que utiliza o potencial da internet como meio de comunicação e de mobilização.

 
Apoio
Apoio