Escola em Ação Indique a Jornada!

Jornada Coep Pela Cidadania
linha divisória
Formiga Objetivos

Histórico

A Jornada pela Cidadania, é uma iniciativa de mobilização criada pelo COEP em 2007 com o objetivo de incentivar pessoas de todo o país a implementarem ações voltadas para o desenvolvimento humano e social, utilizando a internet como meio de comunicação.

A cada edição da Jornada, desenvolvida em etapas, compostas por diferentes iniciativas, é selecionado um tema para ser o fio condutor das iniciativas propostas, envolvendo sempre a questão do combate à pobreza e promoção da cidadania – foco de atuação do COEP desde sua criação em 1993.

Em sua primeira edição, a Jornada foi realizada em quatro etapas independentes, compostas por tarefas voltadas para os Objetivos do Milênio. Ao longo dessas etapas, participam 2.683 pessoas, formando 770 equipes, de 320 organizações. Mais de 2.200 iniciativas foram realizadas em 74 comunidades 08 centros comunitários foram construídos ou estão em construção, 21 foram reformados e/ou ampliados e 16 estão em fase de planejamento.

Em setembro de 2009 o COEP lança o Projeto Jornada Pela Cidadania – Escola em Ação, e o tema utilizado para a mobilização social dessa edição é “Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Pobreza”. Essa iniciativa tem como principais objetivos:

  • Contribuir para a maior conscientização/conhecimento de professores e funcionários, alunos e suas famílias, de escolas de todo o país, quanto aos problemas atuais do Brasil e do planeta no que se refere a meio ambiente e mudanças climáticas e seus impactos sobre as populações mais pobres;
  • Estimular o pensamento crítico e inovador dos jovens, educar para a participação na sociedade e atuação ética em assuntos como desenvolvimento, consumo consciente, diversidade, meio ambiente, solidariedade etc.

 
Apoio
Apoio