Escola em Ação Indique a Jornada!

Jornada Coep Pela Cidadania
linha divisória
Formiga Objetivos

COEP. O que é

O COEP – Comitê de Entidades no Combate a Fome e pela Vida, foi criado em 1993, a partir de uma iniciativa do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, com o objetivo de mobilizar Organizações para transformar o combate à fome e à miséria em compromisso de todos – governos e sociedade.

Inicialmente, o COEP reunia 30 organizações com representação nacional, mas ao longo dos anos foi crescendo e se estruturando como uma importante rede de ação cidadã, que tem hoje mais de 1.000 associadas, entre entidades públicas e privadas (universidades, empresas, órgãos governamentais, entidades de classe e organizações não governamentais), distribuídas nos 26 estados brasileiros, no Distrito Federal e em 29 municípios, atuando na promoção do desenvolvimento humano e social.

A Rede de Organizações descentralizou-se, tornando-se uma rede de redes.

Para cumprir sua missão, o COEP mobiliza organizações, articula parcerias, incentiva a prática de projetos inovadores, capacita para atuação na área social e divulga conhecimentos e ações de combate à fome e à miséria. Ao promover um trabalho em rede, o COEP amplia o alcance das ações e o impacto dos resultados, evitando as limitações de iniciativas isoladas e pontuais.

Para mobilizar suas associadas, o COEP realiza prêmios, pesquisas, programas de ação, diretrizes, sistemas de informação, que reforçam o compromisso das entidades no sentido de repensar suas missões, inovando procedimentos e práticas gerenciais, incorporar na sua cultura a promoção da cidadania e a participação voluntária dos empregados, e exercer a solidariedade em situações de emergência.

Por meio de estratégias de articulação de parcerias entre suas associadas, o COEP tem implementado projetos inovadores, muitos dos quais tornaram-se referências e hoje são replicados nas diferentes regiões do país. A partir da implementação, acompanhamento e avaliação desses projetos, o COEP desenvolveu uma metodologia própria que está sendo utilizada para a promoção de projetos de desenvolvimento comunitário em todos os estados do País.

Para aprimorar as práticas sociais desenvolvidas no âmbito da Rede e ampliar o universo de pessoas que possam atuar de forma mais efetiva nessa área, o COEP desenvolve cursos, palestras, workshops, teleconferências e seminários, inclusive com participação internacional, abordando diversos temas.

Visando contribuir para a multiplicação, em todo o país, de iniciativas voltadas para a relação das desigualdades sociais, o COEP promove a divulgação dos conhecimentos, metodologias e tecnologias na área social e práticas de promoção de cidadão por meio de publicação e páginas eletrônicas.

 
Apoio
Apoio