Escola em Ação Indique a Jornada!

Jornada Coep Pela Cidadania
linha divisória
Formiga Objetivos

O COEP e a Escola

Caminhando Juntos na Construção da Cidadania

Nenhum país consegue transformar uma realidade social marcada pela desigualdade, sem que se desperte nos jovens a importância da cidadania e da solidariedade.

Com essa intenção, o COEP lançou, em 2001, o projeto “O COEP e a Escola – Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”. Por meio de debates, oficinas e concursos, o projeto ajuda o jovem a construir uma visão crítica da sociedade, incentivando-o a participar de ações sociais. Todos os anos são promovidos concursos culturais dirigidos aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

Em 2001, os alunos escreveram redações sobre cidadania. Os textos vencedores foram publicados no livro “O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”.

No ano seguinte, foi a vez das poesias e frases de caráter mobilizador. As poesias vencedoras foram divulgadas no portal do COEP e as frases publicadas na Agenda COEP 2004.

Em 2003, os jovens escreveram cartas sobre cidadania, que foram trocadas entre os autores premiados em vários estados. A correspondência transformou-se em uma rica troca de experiências. E de sonhos.

A partir de 2004, o projeto passou a ter como base os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e subscritos por 191 países. Assim, nesse ano, jovens alunos / atores apresentaram esquetes teatrais sobre o tema.

Em 2005, um concurso de música foi a forma de expressão utilizada no projeto. Do samba ao rap, passando por ritmos regionais, os jovens cantaram a igualdade, a paz e a união.

A iniciativa foi muito bem acolhida. As músicas vencedoras foram reunidas em um CD e a idéia acabou sendo replicada nos 3 (três) anos seguintes. O resultado está nos três volumes do CD “Os 8 Objetivos do Milênio na Voz dos Jovens” produzidos pelo COEP, que trazem músicas inéditas de jovens autores de todo o país.

Nelas, o talento embala os sonhos e a esperança de uma juventude que não se acanha diante das adversidades e lança um novo olhar sobre os oito jeitos de mudar o mundo. Ao ouvi-los, vem a pergunta: e por que não?

No portal do COEP é possível ver a maioria dos trabalhos vencedores produzidos pelos alunos. No caso do CD, o download das músicas está disponível, bem como o encarte com as letras e os clipes com os alunos.

Rede Nacional de Mobilização Social – Comunidades, Organizações e Pessoas. Para conhecer, acesse: www.coepbrasil.org.br

 
Apoio
Apoio